Como fazer estabilização protetora em odontopediatria
×

Blog da Academia

Manejo Comportamental

A técnica de “estabilização protetora” pode ser utilizada durante o atendimento odontológico de criança não colaboradora. Ela tem o objetivo de restringir fisicamente os movimentos impróprios do paciente infantil na intenção de viabilizar o tratamento odontológico com máximo de segurança possível.

Uma das alternativas para o atendimento de criança não colaboradora é a imobilização parcial ou completa da criança, chamada no meio científico como “estabilização protetora”.

A técnica tem o objetivo de restringir fisicamente os movimentos impróprios do paciente infantil na intenção de viabilizar o tratamento odontológico com máximo de segurança possível pois os movimentos podem ser perigosos uma vez que estamos utilizando instrumentais muitas vezes afiados, sendo que a estabilização pode ser realizada de forma parcial ou total.

Acessórios para estabilização protetora

Para aplicar a técnica de estabilização é comum utilizarmos acessórios próprios para este fim, como este de exemplo na imagem comercializado pela empresa Cutepaws.

O profissional pode utilizar também mantas, lençóis ou adereços de imobilização, sendo que em alguns casos podemos contar com a ajuda dos pais/responsáveis, assim como da equipe odontológica.

Indicações da técnica de estabilização protetora

É importante salientar que a técnica não se aplica a todos os tipos de crianças. A literatura aponta que a técnica deve ser empregada em pacientes menores de três anos de idade, que não cooperam e possuem um grau mínimo de maturidade, naqueles com algum tipo de deficiência mental que também não colaboram, ou naqueles com alguma deficiência física que impossibilite o manuseio. Tendo-se em vista o intuito de minimizar possíveis riscos de acidentes durante o atendimento, além proporcionar um atendimento seguro e de qualidade.

A técnica ainda pode ser aplicada em crianças menores em situação de urgência odontológica, dispensando, assim, o uso da técnica de anestesia geral para um tratamento único e pontual. 

Aceitação e colaboração dos pais

É oportuno avaliar o nível de cooperação da criança antes de escolher qualquer que seja a técnica de manejo comportamental. E vale ressaltar a importância da participação dos pais no consultório odontológico durante o atendimento na primeira infância. Pois nessa fase o afastamento entre a criança e seus pais pode gerar angústia ou potencializar o medo, o que impede a cooperação e evolução das suas técnicas de manejo. 

A estabilização protetora será utilizada apenas em casos absolutamente necessários e sempre com consentimento dos pais/responsáveis da criança. 

Portanto, ao optar pela utilização da técnica, é de extrema importância ter em mãos um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinado pelos pais/responsáveis do paciente como forma de autorização.

Preencha os campos abaixo para baixar o termo de consentimento livre e esclarecido!

Diante da avaliação clínica do paciente e indicação da técnica de estabilização protetora. É importante que o profissional disponha dos acessórios necessários e obtenha a aceitação dos pais diante do atendimento.

Não esqueça de acompanhar a Academia da Odontologia no Instagram também!

Por Carla S. Pereira.

Agregue valor às suas consultas! Faça parte da Academia da Odontologia!

Avatar photo

Carla Pereira

Graduada em Odontologia pela UFSC em 2009
Especialista em Odontopediatria - PUC/PR, 2011
Habilitação em Sedação Consciente com Óxido Nitroso, 2011
Mestre em Odontologia / Área de Concentração Odontopediatria - UFSC/SC, 2015
Clínica Privada em Curitiba/PR desde 2009.
Presidente da ABOPED, Regional Santa Catarina 2017/2019.
Professora e Coordenadora do Curso de Especialização e Atualização em Odontopediatria desde 2015
IAPD Membro do board 2019/21, 2021/23, 2023/25 - Membership Committee
Idealizadora da CAIXA GUIA - Odontopediatria, 2015
Clinical Adviser NuSmile no Brasil, desde 2019
Co-Fundadora e Diretora Acadêmica da Academia da Odontologia, 2020
Professora e Coordenadora do Curso de Especialização e Atualização em Odontopediatria - Caxias do Sul/RS desde 2022
Idealizadora do Estabilize, 2023
Fundadora, Membro e Secretária Financeira da SOBRASO

Fale conosco via whatsapp 48991699181