A odontologia é uma das carreiras mais prestigiadas do mercado de trabalho. O profissional da área odontológica trabalha então com a saúde bucal das pessoas. Uma área sensível e que mexe muito com a autoestima de qualquer pessoa. Por conta disso, o dentista possui uma das profissões mais importantes, oferecendo saúde, felicidade e mudança para todas as pessoas. No entanto, nesta atual situação, como aumentar a renda?
Contudo, pode ser difícil se destacar em sua área quando o seu país e o mundo inteiro estão em uma crise econômica gigantesca. Com uma economia fragilizada, os consultórios de odontologia ficam cada vez mais vazios, o que pode assustar novos profissionais, que precisam construir sua própria clientela e abrir espaço dentro do mercado.
Você pode estar se perguntando: “Já sei de tudo isso, mas como posso fazer para reverter essa situação e aumentar meu faturamento ou crescer na minha área?”. Essa pode ser uma situação delicada, especialmente em um país em uma grave crise econômica, com dificuldades em todos os setores do mercado de trabalho. Pensando sobre isso, neste artigo vamos conversar sobre maneiras de aumentar o seu faturamento. em especial dentro do seu consultório. Falaremos também em como você pode se diferenciar de outros profissionais da odontologia.
Ficou curioso e está querendo saber mais sobre o assunto? Então vamos lá!
Controle de custos
Sabemos que a primeira coisa a apertar em meio a uma crise é o bolso. Por isso, uma das medidas – talvez a mais importante nesse momento – é controlas os custos mensais.
Seja gasto pessoal, para quem presta serviço em clínica, ou gasto empresarial para quem possui uma clínica, fazer um levantamento dos custos é essencial.
Claro que alguns pontos serão extremamente necessários e não poderá mexer, mas observe em seu levantamento, o que não é essencial e pode ser cortado ou reduzido nesse primeiro momento até as coisas se ajustarem.
Trabalhe clientes inativos
Faça um levantamento dos clientes que já passaram pelo seu atendimento e inicie um contato. Envie dicas de cuidados odontológicos, tutoriais, agregue valor e enfim mostre-se disponível. Assim, você gera gratidão por estar agregando valor no dia a dia do cliente e consequentemente consegue atraí-lo novamente.
Quer um exemplo de dicas de cuidados odontológicos para enviar aos seus pacientes? Confira aqui o panfleto que a Academia da Odontologia preparou para você enviar para pacientes grávidas pelo WhatsApp.
Invista em marketing
Esse ponto é visto como desnecessário por muitos profissionais em meio a crise. Afinal, ainda tem quem pense que marketing é luxo, quando, na verdade, é necessidade. Se você não investir em técnicas para ser visto, dificilmente conseguirá prospectar novos clientes e assim, sair da crise será uma missão quase impossível.
Um marketing bem feito é capaz de aumentar sua cartela de clientes. Além disso, pode melhorar seu relacionamento com os antigos e até possibilitar a expansão do seu consultório ou do seu nome como profissional.
E se a princípio você não tem condições de terceirizar esse trabalho – que seria ideal – busque dicas que te ajudem a entender como deve ser seu posicionamento no mercado para crescer, quais as melhores ferramentas, como funcionam e qual sua importância. Assim, será o primeiro passo para superar o momento de crise e manter o marketing em dia.
Invista em cursos de qualificação em odontologia
Como já comentamos anteriormente, criar novas oportunidades de negócio e encontrar novos clientes no meio de uma crise econômica mundial pode ser bem complexo e difícil. Isso pode ser ruim, especialmente se você é um profissional recém-formado. Ou se está procurando por novas oportunidades. Uma das grandes maneiras de mudar com que você observa o mundo e sua carreira é investindo em cursos de qualificação. Com cursos de qualificação, o profissional de odontologia consegue abrir novos caminhos em sua carreira. Além de novos olhares para os mesmos problemas do dia a dia.
Com o curso de qualificação, sua visão de mundo vai se expandir. Assim, então suas chances de sucesso serão outras, visto que terá expertise para entrar em outros nichos do mercado!
Busque mercados com pouca oferta na odontologia
Falando em nicho de mercado, uma das grandes maneiras de driblar a crise é investir em acessar mercados ociosos. Ou seja, aqueles que possuem demanda, mas não tem tantos profissionais aptos ou dispostos a realizar.
A lei da oferta e procura é muito válida aqui. Afinal, é mais difícil se destacar e ganhar mais atuando em uma área que não possui muitos profissionais. Já que assim a concorrência é maior.
É preciso fazer uma avaliação da sua região. Assim, você pode entender onde falta profissional. Assim, você pode acessar. Porém, de modo geral, segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), as áreas que mais possuem profissionais no Brasil são:
- Ortodontia (23%),
- Endodontia (14%),
- Implantodontia (13%)
- Prótese Dentária (10%)
Mas, existe uma infinidade de possibilidades dentro do mercado. Veja então algumas opções disponíveis:
- Acupuntura;
- Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial;
- Dentística;
- Endodontia;
- Estomatologia;
- Homeopatia;
- Implantodontia;
- Odontologia Legal;
- Odontogeriatria;
- Odontopediatria;
- Ortodontia;
- Periodontia;
- Ortodontia esportista;
- Prótese Buco-Maxilo-Facial;
- Prótese Dentária;
- Radiologia Odontológica e Imaginologia.
Então, cabe a você analisar em sua região. Então, defina quais destas estão em falta e explore nichos novos para se destacar.
Conclusão
A odontologia é uma área incrível. Possui então muita diversidade de mercado e sempre oferece muitas oportunidades. Mas, assim como outras profissões, tem seus momentos de crises. Nesses momentos é importante saber driblar as dificuldades e segurar as rédeas para manter o barco em funcionamento. Por isso, controle gastos, invista em marketing, busque cursos de qualificação. Também invista em nichos com alta demanda e pouca oferta e cultive os clientes inativos. Seguindo essas dicas, com certeza você conseguirá superar o momento difícil e desfrutar do sucesso!
Espero que este post tenha ajudado você a aumentar a renda e não esqueça de seguir a Academia no Instagram!