A importância do atendimento odontológico da gestante ainda é pouco compreendido pela população em geral. Por outro lado, sabe-se que o aumento dos hormônios sexuais (estrogênio e progesterona) na gestação está associado a alterações na cavidade bucal predispondo à erosão dentária, gengivite, granuloma piogênico, entre outros. Mas afinal, como se diferenciar no mercado de trabalho oferecendo atendimento odontológico para gestantes?
Além do que, a literatura atual mostra associação entre a doença periodontal em gestantes e parto prematuro. Portanto, diante das evidências, devemos nos questionar do porquê esta gestante não está nos consultórios odontológicos preocupada com sua saúde e do seu bebê?
Quais são os motivos que afastam a gestante do consultório odontológico?
De acordo com pesquisadores brasileiros, no estudo publicado por Rocha et al em 2018, há 14 fatores principais que funcionam como barreiras para o atendimento odontológico durante a gestação.
Os autores realizaram uma síntese de estudos qualitativos através de uma revisão sistemática da literatura. Em síntese, o trabalho apontou os fatores abaixo como principais:
- Condições fisiológicas
- Baixa importância da saúde bucal
- Estigma negativo em relação à odontologia
- Medo/ansiedade em relação ao tratamento odontológico
- Mobilidade e segurança
- Barreiras financeiras
- Emprego
- Limitações de tempo
- Apoio social
- Falta de informação sobre saúde bucal de gestantes
- Barreiras dos profissionais de saúde
- Conselhos de familiares e amigos
- Sistema de saúde ou plano de saúde
- Crenças e mitos sobre a segurança do tratamento odontológico.
Este último item, os mitos e crenças sobre saúde bucal e a segurança do tratamento odontológico, foi mais citado entre as pesquisas. Além do que, o item foi citado por dentistas e outros profissionais de saúde, além de gestantes.
Como valorizar o papel do cirurgião dentista na prevenção das doenças bucais na gestante?
Diante dos dados, será que não devemos nos questionar se não há um grande público a ser trabalhado que ainda podemos chamar para os consultórios odontológicos? Será que as gestantes realmente estão cientes da importância de manter a saúde bucal durante a gestação?
O perfil da gestante nos dias de hoje é diferente do perfil da gestante de 10 anos atrás. Nos dias de hoje, as novas mamães pesquisam muito na internet e buscam informações constantemente para oferecer o que for importante para uma gestação saudável. Será que estamos divulgando a importância do pré-natal odontológico?
Segundo os autores do artigo citado, a falta de informação sobre a saúde bucal das gestantes pode ser considerado uma das barreiras frente ao atendimento odontológico da gestante.
Logo, se você quer mais dados científicos para abordar com seus pacientes para a importância das consultas odontológicas de prevenção durante a gestação, sugerimos a leitura dos outros dois textos abaixo:
Doença periodontal e gestação: qual o real impacto dessa associação
Anestesia e gestação, qual a real segurança?
Dessa forma, a possível falta de informação das mulheres enquanto gestantes sobre a importância da saúde bucal, leva à falta de acompanhamento odontológico durante este período.
Pense nisso: estamos divulgando a importância do pré-natal odontológico para nossos pacientes? Poderíamos trabalhar melhor este público para o nosso consultório?
Com o intuito de auxiliar o cirurgião dentista na divulgação da importância do atendimento odontológico da gestante, a Academia da Odontologia preparou um modelo de panfleto que pode ser editado e utilizado pelo profissional. O panfleto pode ser impresso e deixado na recepção de seu consultório ou mesmo ser enviado via WhatsApp para seus pacientes.
Preencha o formulário abaixo para baixar seu panfleto!
A partir do melhor entendimento por parte dos profissionais aos receios e demandas dos pacientes, assim como da divulgação da importância do atendimento odontológico da gestante, a adesão ao tratamento preventivo pode ser mais efetiva.
Por outro lado, você se sente realmente preparados para oferecer segurança e tranquilidade no atendimento odontológico de gestantes? A capacitação e o estudo constante aproximam a relação profissional-paciente e trazem maior segurança para ambos, resultando em um ganho para a saúde como um todo. Aproveite e confira o curso online “Pré-natal odontológico: Atenção à gestante” aqui na Academia da Odontologia e agregue ainda mais valor à sua consulta odontológica. E tudo claro de como se diferenciar no mercado de trabalho oferecendo atendimento odontológico para gestantes?
ROCHA, Juliana Schaia et al. Barriers and facilitators to dental care during pregnancy: a systematic review and meta-synthesis of qualitative studies. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 34, n. 8, 2018.
Por Angela Giacomin.