BLOG DA ACADEMIA

O papel do sono no desenvolvimento infantil

Impacto da qualidade do sono na qualidade de vida

Por Maíra
Meri Rosa

Com certeza as nossas horas de sono são um descanso bem- vindo para os nossos músculos, assim como para o nosso cérebro. Porém, você entende o papel do sono para o desenvolvimento infantil? Qual o impacto da qualidade do sono na qualidade de vida de crianças e adolescentes?

Durante o sono diversos mecanismos de controle hormonal são desencadeados e é durante o sono que o cérebro em si é “organizado” e pode consolidar os mais diferentes tipos de aprendizado. Isso é verdadeiro no adulto, mas é especialmente importante nas crianças, nas quais o cérebro está em franco desenvolvimento.

qualidade do sono em crianças

Impacto da qualidade do sono na aprendizagem

Os estudos científicos a respeito do sono datam de menos de um século e muitos deles têm como foco os benefícios do sono na memória e na aprendizagem, seja ela perceptual, de tarefas motoras, espacial e mesmo na linguagem.

O sono – ou a falta dele – não só afeta a consolidação da aprendizagem como também tem consequências a nível do funcionamento e do estado de alerta durante o dia. Nenhuma criança consegue aprender quando não consegue, simplesmente, manter-se acordada para prestar atenção! Portanto, a criança que não dorme bem durante a noite, não apresenta bom rendimento em suas atividades diurnas.

Impacto da qualidade do sono no estado emocional

O estado emocional é outro fator que pode ser diretamente afetado pela ausência de um período de sono adequado. Decréscimo na inibição comportamental, aumento da irritabilidade e agressividade, podem ser desencadeados pela falta adequada de sono. Esses comportamentos são, muitas vezes, confundidos com hiperatividade, transtorno de déficit de atenção, entre outras, levando a criança a ser medicada sem que haja essa real necessidade e sem que a causa do problema seja tratada.

Impacto da qualidade do sono no crescimento

Além disso, é durante o sono que ocorre a maior taxa de liberação dos hormônios de crescimento. Criança que dorme pouco e/ou que dorme mal, não expressa todo o seu potencial de crescimento.

Nesse ponto, acredito que já tenha ficado claro o papel protagonista do sono na vida de qualquer criança, certo?

Então agora ficou fácil compreender a importância de diagnosticar e tratar corretamente qualquer fator/doença/condição que esteja impedindo nossos pequenos pacientes de terem uma adequada noite de sono!

A apneia obstrutiva do sono em crianças foi inicialmente descrita em 1976 pelo médico francês Christian Guilleminault no estudo intitulado “Sleep Apnea in eight children” no qual oito crianças foram avaliadas através do exame de polissonografia. O estudo de Guilleminault englobou uma faixa etária dos 5 aos 14 anos mas, quando nos referimos a apneia obstrutiva do sono em crianças, consideramos desde os primeiros anos de vida até os 18 anos de idade.

O fato mais marcante e mais absoluto com relação a apneia obstrutiva do sono é o de que a criança com apneia não dorme bem!! Seja ela quem for, seja ela a idade que tenha.

Sendo assim, a apneia obstrutiva do sono causa, na criança, falhas em prosperar! Representa uma ameaça ao sucesso da criança no âmbito acadêmico e, até mesmo, social. Alguns estudos apontam, inclusive, sérias consequências em decorrência do não tratamento da apneia obstrutiva do sono em crianças que incluem dano cerebral, convulsões, coma e complicações cardíacas.

O papel do sono no desenvolvimento infantil e sua importância no crescimento e desenvolvimento da criança está claro na literatura, apesar de ainda estar sendo amplamente estudado. O cirurgião dentista, em especial o odontopediatra e o ortodontista, apresenta um papel fundamental em discriminar e encaminhar crianças com apneia obstrutiva do sono. E mais do que isso, o dentista deve fazer parte da equipe multidisciplinar que irá tratar esse pequeno paciente.

Por Maíra Meri Rosa

Referências

Siegel, JM. WHY WE SLEEP. Scientific American,Vol. 289, No. 5 (NOVEMBER 2003), pp. 92-97

Correia Alves, P.A.T. A IMPORTÂNCIA DO SONO EM CRIANÇAS EM IDADE PRÉ-ESCOLAR. Provas destinadas à obtenção do grau de Mestre para a Docência em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Julho de 2016

Junte-se aos mais de 3000 alunos inscritos em nosso site e agregue valor à sua prática clínica!

Aproveite e confira nosso curso online sobre apnéia obstrutiva do sono na infância com a Profa. Daniela Garib -USP e faça diferença na sua consulta odontológica!

RELACIONADOS NO BLOG