Quantas vezes você já se deparou com pacientes que passaram por tratamentos ortodônticos e estão com várias manchas brancas ao redor dos braquetes?
O diagnóstico neste caso é simples, difícil mesmo é não deixar isso acontecer e até mesmo paralisar este processo. O desafio é sempre motivar um adolescente frente a um longo período de tratamento…
Mas, e quando a mancha já está estabelecida, qual o primeiro passo?
Paralisar! Mudar dieta, higiene e fazer um gerenciamento de uso de flúor.
Mesmo que tudo isso tenha sucesso, a lesão remineralize, ainda temos um desafio estético condicionado a coloração desta mancha. E aí, o que eu faço? A resposta é: considere o uso de infiltrante resinoso.
O infiltrante resinoso é um material de baixa viscosidade e fácil manejo, pois o protocolo de aplicação é simples. Tem como características a melhora da translucidez, tem bom desempenho no preenchimento das porosidades do dente e é indicado para tratar as opacidades. Tem como funcionalidade obstruir as vias de difusão do esmalte dos ácidos, tendo como característica extra o efeito de mascaramento de cor.
A associação de técnicas também torna-se viável em casos mais graves, pode-se associar técnicas de clareamento dental, micro abrasão, infiltrante resinoso e ainda, se necessário, restauração em resina composta. A chave do sucesso nestes casos complexos é a individualização! Cada caso é único, e o correto diagnóstico para cada paciente, com certeza refletirá na melhor escolha impactando na qualidade de vida.
Ressalta-se a importância do uso de um tratamento minimamente invasivo, diante da idade do paciente, maturidade e características dos dentes que muitas vezes recém erupcionaram.
Um dos fatores limitantes é o custo elevado, descrito por muitos, como sendo inviável a sua rotina de consultório. Pois bem, diante de casos complexos que envolvem a estética anterior, e a solução ofertada é microinvasiva, cabe ao Odontopediatra ofertar ao seu paciente, dentro de cada realidade as melhores condições de tratamento, e ao paciente… a decisão de qual melhor se adequa a sua realidade financeira.
E aqui, acho que cabe aquela pergunta que todos nós ouvimos semanalmente, Dr… e se fosse seu filho?
Profa. Carla e Profa. Ângela
Confira os nossos planos e não perca tempo, aprimore sua consulta clínica!