Conheça as principais causas das lesões bucais em crianças e como tratá-las. A infância é um período da vida em que estamos muito mais suscetíveis e vulneráveis a contaminações, lesões e doenças num modo geral, sejam elas mais graves ou simples de se tratar. Isso se deve a vários fatores como a ausência de anticorpos, a imunidade baixa, a falta de higiene ou até mesmo devido ao contato constante e direto entre as crianças.
Conheça agora as principais causas das lesões bucais na infância e quais as melhores soluções para cada uma delas.
- Estomatite infantil
- Principais causas de estomatites em crianças
- Como identificar possíveis lesões bucais?
- Diagnóstico e tratamento
- Outros cuidados essenciais
Estomatite infantil
A maioria das lesões bucais em crianças são causadas por estomatites, que são inflamações cujas manifestações se dão na mucosa da cavidade bucal. Estas lesões costumam aparecer com maior frequência em crianças que mantém contato com outras crianças, principalmente aquelas que já frequentam a escola.
Porém, alguns bebês podem também sofrer com lesões bucais, uma vez que são propensos a desenvolver estomatites aftosas e gengivoestomatites ainda enquanto então sendo amamentados.
Isso não é muito comum de acontecer, porém, por mais que bebês, na teoria, não sejam expostos a ambientes ou pessoas infectadas, algumas doenças bucais podem se desenvolver nos pequenos, principalmente em tempos de maior frio e umidade.
Principais causas de estomatites em crianças
São muitos os fatores que podem contribuir para o aparecimento de lesões na região bucal, porém, os principais motivos do aparecimento dessas inflamações em crianças são:
- Pequenos ferimentos acidentais na língua ou gengiva;
- Falta de higiene com as mãos e utensílios da criança;
- Falta de higiene bucal adequada (limpeza e escovação);
- Falta de higiene com aparelhos dentários, quando utilizados;
- Cáries dentárias não tratadas;
- Contato direto com pessoas infectadas;
- Contato direto com utensílios e brinquedos de outras crianças;
- Infecção fúngica, como por exemplo a candidíase;
- Uso de medicamentos que alteram o sistema imunológico.
Essas são algumas das causas que podem ocasionar as lesões bucais na infância, mas é preciso estar atento para outros fatores como outras doenças mais graves.
Portanto, uma solução simples e eficaz para que problemas como esse sejam evitados é a constante visita ao consultório do dentista, até mesmo as crianças pequenas.
Confira 4 dicas para ensinar bons hábitos infantis!
Como identificar possíveis lesões bucais?
Algumas crianças não conseguem identificar o problema sozinhas, sendo assim, não avisam seus responsáveis e podem passar um período significativo com esse desconforto.
Contudo, o surgimento das lesões bucais, podem vir associados a alguns outros sintomas que facilitam na percepção:
- Febre alta;
- Ausência de paladar;
- Falta de apetite;
- Vermelhidão;
- Inchaço;
- Dores na região;
- Dores de cabeça;
- Sensibilidade a alimentos quentes;
- Sensibilidade a alimentos ácidos (alguns tipos de frutas, por exemplo);
- Surgimento de erupções, como as conhecidas aftas;
- Dificuldade para se alimentar com alimentos sólidos e até mesmo líquidos;
Alguns desses sintomas podem vir combinados com outros ao mesmo tempo, isso quer dizer que a criança poderá apresentar uma irritabilidade maior e solicitar ainda mais atenção de seus cuidadores.
Em situações como essas, cabe aos pais ou responsáveis, uma paciência redobrada nos cuidados com a criança, pois a região mucosa da boca é muito sensível e pode comprometer até mesmo no humor e na alimentação.
Diagnóstico e tratamento
A melhor maneira de identificar essas lesões e de tratá-las adequadamente é buscando a orientação de um dentista, de preferência um odontopediatra, que saberá exatamente como lidar com a criança nessa situação. O odontopediatra irá realizar um exame físico para analisar qual a gravidade das lesões e qual a melhor conduta de tratamento para o caso.
É importante que os responsáveis saibam identificar e informar o profissional sobre as possíveis causas dessas lesões para que juntos encontrem soluções para evitar possíveis reincidências.
Caso seja necessário, o profissional odontopediatra poderá solicitar um exame mais detalhado e específico para analisar as inflamações e suas origens.
Somente o odontopediatra poderá dizer qual o tipo de tratamento mais adequado para cada caso, por isso, deve-se evitar o uso de medicamentos e soluções caseiras para que as lesões não sejam agravadas.
Normalmente, o tratamento sugerido para casos de lesões bucais são medicamentos anti-inflamatórios, antifúngicos, analgésicos e antibióticos, que agem no alívio da dor, na diminuição da lesão e na completa cicatrização do local.
Estes medicamentos poderão ser utilizados nas suas versões em gel, pomadas, comprimidos e spray, dependendo da avaliação do profissional.
Em casos mais graves, o odontopediatra poderá recomendar a administração de injeções medicamentosas de acordo com a gravidade das inflamações.
No caso da manifestação repetida dessas lesões, o profissional indicará um acompanhamento para investigação do caso, a fim de identificar o motivo pelo qual essas inflamações estão ocorrendo e se existe alguma infecção crônica a ser analisada.
Outros cuidados essenciais
Além do tratamento adequado indicado pelo odontopediatra, os pais ou responsáveis da criança podem contribuir oferecendo condições para a rápida recuperação e cicatrização das lesões bucais na infância.
Alguns cuidados essenciais para eliminar essas inflamações de uma maneira mais rápida são:
- Incentivar a criança a consumir bastante água;
- Oferecer alimentos leves e frios;
- Evitar alimentos ácidos;
- Manter a higienização adequada;
- Não medica-la sem prescrição médica;
- Não utilizar métodos caseiros;
- Ajudar a criança a fazer bochechos com água morna para ajudar na cicatrização.
Lesões bucais na infância não são muito raras e podem surgir em crianças de todas as idades, porém, com os cuidados necessários, com visitas constantes ao dentista e com a higienização em dia, a saúde bucal dos pequenos poderá passar ilesa por problemas como esse.
Confira o Instagram e o YouTube da Academia!