A profilaxia dentária, frequentemente chamada de “limpeza”, é um conjunto de procedimentos realizados pelo cirurgião dentista visando prevenir doenças bucais, como cáries, gengivites, etc. Esses cuidados não envolvem apenas a limpeza superficial dos dentes, mas também a remoção de biofilme dental (placa bacteriana) e cálculo (tártaro), que podem causar diversos problemas na cavidade oral.
Durante a consulta, o profissional utiliza de materiais e instrumentos específicos para remover o acúmulo de biofilme, cálculo dentário e manchas das superfícies dentárias, especialmente em áreas de difícil acesso para a escovação em casa.
- De quanto em quanto tempo devemos fazer a profilaxia dentária?
- Além da Profilaxia
- Como Funciona o Procedimento?
De quanto em quanto tempo devemos fazer a profilaxia dentária?
A recomendação para a realização de uma profilaxia dentária varia de acordo com a saúde bucal de cada paciente. De maneira geral, recomendamos que a profilaxia odontológica seja feita a cada 6 meses para a maioria das pessoas.
Porém, pacientes com maior risco de doenças bucais, como os que têm histórico de cáries frequentes ou problemas gengivais, isto é, pacientes com dificuldade na sua higienização caseira, podem precisar de consultas mais frequentes.
Por outro lado, pacientes que voltam em 6 meses e percebemos que o mesmo tem uma excelente higiene, baixo risco a doenças bucais, podemos aumentar seu tempo de retorno.
Além da Profilaxia
A consulta de profilaxia não deve se restringir apenas a “limpeza dos dentes”, o dentista deve aproveitar esta consulta para fazer todo um check up preventivo de seu paciente.
Nesta consulta podemos avaliar minuciosamente dentes, gengivas e mucosas fazendo assim a prevenção ou diagnóstico precoce de possíveis doenças bucais, como câncer, abcessos, doenças periodontais, etc.
Como Funciona o Procedimento?
1. Avaliação Inicial: Uma avaliação da saúde bucal geral é feita com o intuito de identificar sinais de cáries, doenças gengivais e outros posséveis problemas bucais. Para fazemos uma inspeção visual, palpação e uso de instrumentos como a sonda periodontal.
2. Remoção do biofilme, cálculo e: Usando instrumentos manuais ou ultrassônicos, o dentista remove a placa bacteriana e o tártaro, que são responsáveis por problemas periodontais e pela formação de cáries.
3. Remoção de manchas e polimento dentário: Após a remoção de biofilme e cálculo, os dentes são polidos para remover manchas superficiais e deixar a superfície dental mais lisa, o que dificulta a aderência de novas placas. Utilizamos para isso jatos de água, escovas e pastas de polimento dental.
4. Aplicação de Flúor: Em alguns casos, podemos aplicar flúor em forma de gel, espuma ou verniz fluoretado pensando na prevenção de cáries ou para ajudar diminuir a sensibilidade dentinária.
Conclusão
A profilaxia dentária é fundamental para a manutenção e prevenção de doenças bucais. É importante conscientizar o paciente que as visitas regulares ao dentista associadas aos cuidados e hábitos de higiene bucal em casa são as melhores formas de garantir dentes e gengivas saudáveis. A consulta de profilaxia deve ser levada a sério pelo dentista pois é chave para a prevenção e o cuidado contínuo da sua saúde bucal!
E lembre-se sempre, estudar constantemente faz diferença no nosso dia a dia clínico. Na Academia da Odontologia, mais voltado para a odontopediatria, eu indico dois cursos relacionados a este tema:
– Primeira consulta odontológica
Bons estudos!!
Por Fernando Andriani
